Os amigos devem principalmente falar juntos sobre a grandeza do Criador.
O Rabash, Rabash — os Escritos Sociais,
“O Que Procurar na Assembleia de Amigos”
Há um ponto sobre o qual devemos trabalhar — valorização da espiritualidade.
O Rabash, Rabash — os Escritos Sociais,
“A Agenda da Assembleia”
Nossos sábios disseram, "Faz para ti mesmo um rav e compra para ti mesmo um amigo." Isto significa que um pode fazer um novo ambiente para si mesmo. Este ambiente irá ajudá-lo a obter a grandeza do seu rav através do amor de amigos que valorizam o rav. Através dos seus amigos discutindo a grandeza do rav, cada um deles recebe a sensação da sua grandeza. Então, dar sobre seu rav irá tornar-se recepção e suficiente motivação a uma medida que irá trazer um a se empenhar em Torá e Mitzvot Lishma.
Eles disseram sobre isso, "A Torá é adquirida por quarenta e oito virtudes, ao servir amigos e pela meticulosidade de amigos." Isto é assim porque para além do rav, um precisa da meticulosidade dos amigos, também, a influência dos amigos, para que eles lhe afectem a obtenção da grandeza de seu rav. Isto é assim porque obter a grandeza depende inteiramente do ambiente, e um individuo não pode fazer uma coisa sobre isso seja o que for.
Baal HaSulam, “Um Discurso pela Conclusão de O Zohar”
A base inteira sob a qual podemos receber deleite e prazer, e que nos é permitida desfrutar — e até é mandatária — é desfrutar de um acto de doação. Logo, há um ponto sobre o qual devemos trabalhar — valorização da espiritualidade. Isto é expresso ao prestar atenção a quem eu me volto, com quem eu falo, os mandamentos de quem eu mantenho, e as leis de quem aprendo, ou seja procurar conselho a respeito de como valorizar o Dador da Torá.
E antes que um obtenha alguma iluminação do alto por si mesmo, ele deve procurar pessoas de semelhantes, que também procuram aumentar a importância de qualquer contacto com o Criador, de que maneira seja. E quando muitas pessoas o apoiam, cada um pode receber assistência do seu amigo.
O Rabash, Rabash — os Escritos Sociais,
“A Agenda da Assembleia”
À medida que a sociedade considera a grandeza do Criador com seus pensamentos durante a assembleia, cada um de acordo com o seu grau origina a importância do Criador nele. Nessa altura, o corpo de cada pessoa sente que ele considera qualquer coisa que ele deseje fazer pela santidade — ou seja doar sobre o Criador — como uma grande fortuna, que ele foi previlegiado com servir o rei. Assim, ele pode caminhar todo o dia num mundo de alegria e felicidade.
O Rabash, Rabash — os Escritos Sociais,
“A Agenda da Assembleia”
E enquanto um vê como o seu ambiente desrespeita Sua obra e não valoriza adequadamente Sua grandeza, um não pode superar o ambiente. logo, um não pode obter Sua grandeza, e desrespeita durante o seu trabalho, como eles o fazem.
E dado que um não tem a base para obter Sua grandeza, ele não irá obviamente ser capaz de trabalhar para dar contentamento sobre seu Fazedor e não por si mesmo. Isto é assim porque um não teria qualquer motivação para se esforçar, e "se não trabalhaste e achaste, não creias." E a sua única escolha é ou de trabalhar para si mesmo ou de não trabalhar de todo, dado que para ele, dar contentamento sobre seu Fazedor não será equivalente a recepção.
Agora você pode compreender o versículo, "Na multidão do povo está a glória do rei," uma vez que a medida da grandeza vem do ambiente sob duas condições:
- A medida da valorização do ambiente.
- O tamanho do ambiente. Daí, "Na multidão do povo está a glória do rei."
Baal HaSulam, “Um Discurso pela Conclusão de O Zohar”