Egoísmo está embutido na natureza de cada pessoa, como em qualquer animal.
Baal HaSulam, “A Solução”
O homem foi criado com a natureza de querer se agradar somente a si mesmo.
Rabash, Degraus da Escada,
“Um Estuda Somente onde o Seu Coração Deseja”
Um não consegue fazer um único movimento sem qualquer benefício para si mesmo.
Baal HaSulam, “Um Discurso pela Conclusão de O Zohar”
“Um asno selvagem será tornado homem” (Job 11:12), porque quando um emerge do seio da Criação, este está em absoluta imundice e humildade, ou seja uma multidão de amor-próprio que é impresso nele, cujo todo o movimento revolve somente ao redor de si mesmo, sem uma migalha de doação sobre os outros.
Baal HaSulam, Matan Torá [A Doação da Torá], Item 12
Embora a própria essência do homem seja somente receber para si mesmo. Por natureza, somos incapazes de fazer até a mais pequena coisa para beneficiar os outros. Em vez disso, quando damos aos outros, somos obrigados a esperar que no fim, recebamos uma vantajosa recompensa.
Baal HaSulam, “Um Discurso pela Conclusão de O Zohar”
O lado igual em todas as pessoas no mundo é que cada um de nós se encontra pronto para abusar e explorar todas as pessoas para seu próprio benefício privado com todos os meios possíveis, sem tomar qualquer consideração de que ele se vai edificar a si mesmo sobre a ruína de seu amigo.
Baal HaSulam, “Paz no Mundo”
A natureza de toda e cada pessoa é de explorar as vidas de todas as outras pessoas no mundo para seu próprio benefício. E tudo o que ele dá a outro é somente por necessidade; e até então há exploração dos outros nisso, mas é feito astutamente, para que seu amigo não repare nisso e conceda voluntariamente.
Baal HaSulam, “Paz no Mundo”
É uma lei natural para qualquer ser, que qualquer coisa fora do nosso próprio corpo seja considerado como irreal e vazio. E qualquer movimento que uma pessoa faz para amar outra é realizado com uma Luz Reflectida, e certa recompensa eventualmente retornará a ela e a servirá para seu próprio bem. Logo, tal acção não pode ser considerada "amor ao outro" porque ela é julgada por seu fim. É como uma renda que finalmente compensa. Contudo, a acção de arrendar não é considerada amor ao outro.
Mas fazer qualquer movimento somente como resultado do amor aos outros, sem qualquer centelha de Luz Reflectida, e nenhuma esperança por qualquer tipo de auto-gratificação em retorno, é completamente impossível por natureza.
Baal HaSulam, Matan Torá [A Doação da Torá], Item 13
A respeito do termo "egoísmo," não me refiro ao egoísmo original. Em vez disso me refiro principalmente ao egoísmo estreito. Isto é porque o egoísmo original é somente amor-próprio, que é sua inteira e positiva força individual de existência. Nesse respeito, ela não contradiz ao todo a força altruísta, embora ela não a sirva.
Contudo, está na natureza do egoísmo que à medida que é usado, ele se torna extremamente estreito, pois ele está mais ou menos obrigado a assumir a natureza do ódio e exploração aos outros, em prol de facilitar a sua própria existência. Isso não se refere a ódio abstracto, em vez disso ao que é revelado nas acções de exploração do seu amigo pelo benefício pessoal de um, se tornando cada vez mais fedorento de acordo com seus graus, tais como astúcia, roubo, e assassinato. Isto é chamado "egoísmo estreito," e nesse respeito ele contradiz e é o completo oposto do amor aos outros. Esta é a força negativa que destrói a sociedade.
Baal HaSulam, “A Nação”
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