Quando um se envolve na Torá, este sente o seu afastamento à medida do seu esforço.
Baal HaSulam, Shamati [Eu Escutei], Artigo nº 56,
“Torá é Chamada Indicação”
Pois se envolver em Mitzvot, e o trabalho de trazer contentamento a nosso Fazedor rapidamente desenvolve um sentido de reconhecimento do mal.
Baal HaSulam “A Essência da Religião e Seu Propósito”
A Torá e os Mitzvot foram dados somente para purificar Israel, para desenvolver em nós ums entido de reconhecimento do mal, impresso em nós à nascença, que é geralmente definido como amor-próprio, e para chegar ao puro bem definido como "amor aos outros," que é a una e única passagem para o amor a Deus.
Baal HaSulam, “A Liberdade”
O início do trabalho de um é o reconhecimento do mal. Isto significa que uma pessoa pede ao Criador para sentir quão má ela é, ou seja a vontade de receber. Sabê-lo — que a vontade de receber é chamada "mal" — é algo que somente o Criador o consegue fazer sentir. Isto é considerado que através da Torá, um consegue alcançar reconhecimento do mal, ou seja saber quão má a vontade de receber é. Posteriormente, ele pode pedir que a vontade de receber seja substituída e lhe seja dado o desejo de doar em troca por ela.
Rabash, Os Degraus da Escada, “Santidade e Pureza no Trabalho”
Quando um se envolve na Torá, ele vê a verdade, ou seja a sua medida de afastamento da espiritualidade, e um vê que ele é criatura tão inferior, que não há pessoa pior na terra que ele.
Baal HaSulam, Shamati [Eu Escutei], Artigo nº 56,
“Torá é Chamada Indicação”
O que deve um fazer em prol de chegar a amar o Criador? Para esse propósito nos é concedido o remédio de nos envolvermos em Torá e Mitzvot, pois a Luz nela reforma. Há Luz aqui, que deixa um sentir a severidade do estado de separação. E lentamente, à medida que este tenciona adquirir a Luz da Torá, ódio pela separação é criado nele. Ele começa a sentir a razão que o faz sentir e a suas almas separados e longínquos do Criador.
Baal HaSulam, Shamati [Eu Escutei], Artigo nº 34,
“O Lucro de uma Terra”
Qual é a essência desse desenvolvimento, que é alcançada através de Torá e Mitzvot?
Tenha em mente que é o reconhecimento do mal dentro de nós. Esse envolvimento em Mitzvot pode abrandar e gradualmente purificar aqueles que se envolvem neles. E a escala pela qual medimos os graus de purificação é a medida do reconhecimento do mal dentro de nós.
Baal HaSulam, “A Essência da Religião e Seu Propósito”
Uma vez que ele aprendeu imenso da Torá, embora lhe fosse concedido ver a verdadesobre a distância entre ele e o Criador, ou seja a medida do seu afastamento e proximidade. Este é o sentido de sua mente ser rude, ou seja que ele viu a forma completa daquele que é orgulhoso, que é a vontade de receber, e então ele conseguiu ver a verdade que era ele que era o mais feio. Como viu ele averdade? Ao aprender muita Torá.
Logo, como será ele capaz de se apegar a Ele, dado que ele é pessoa tão feia? Esta é a razão porque ele questionou se todas as pessoas eram tão feias como ele, ou que ele era a única pessoa feia mas o resto das pessoas no mundo não eram feias.
Qual foi a resposta? "Eu não sei." Isso significa que elas não sentem, logo elas não sabem. E porque não o sentem elas? É pela simples razão que não foram recompensadas com ver a verdade, dado que lhes falta a Torá, então a Torá lhes mostrará a verdade.
A isso Elias lhe respondeu: "vai ao artesão que me fez," porque ele viu que ele havia chegado a um estado do qual ele não conseguia ascender. Por esta razão Elias lhe apareceu e disse, "vai ao artesão que me fez." Por outras palavras, dado que o Criador te criou tão feio, Ele deveria saber que é com estes Kelim (Vasos) que a meta pode ser alcançada.
Baal HaSulam, Shamati [Eu Escutei], Artigo nº 56,
“Torá é Chamada Indicação”
Através de subtil agradabilidade que sentimosquando trabalhando sinceramente para Ele, para O agradar, se desenvolve dentro de nós um reconhecimento relativo da inferioridade destas centelhas de amor-próprio — de que elas são obstáculos no nosso caminho para receber o sabor subtil da doação sobre o Criador.
Baal HaSulam, “A Essência da Religião e Seu Propósito”
Se um se envolve em Torá e Mitzvot, até pelo seu próprio prazer, ainda assim, através na luz nisso, ele sentirá a inferioridade terrível e depravação na natureza da recepção para si mesmo. Nessa altura, ele devotará seu coração a se retirar desta natureza da recepção e se dedicará completamente a si mesmo a trabalhar somente para doar contentamento sobre seu Fazedor. Então o Criador abrirá seus olhos e lhe mostrará um mundo que é absolutamente perfeito.
Rabash, Os Degraus da Escada, “Há um Nomeado Acima
Que O Golpeia e Lhe Diz, 'Cresce," no Trabalho.”