O propósito do estudo da Torá é vir a sentir o Dador da Torá.
Rabash, Os Degraus da Escada,
“O Que É Torá e Trabalho no Caminho do Criador”
Durante a prática da Torá, cada pessoa tem de trabalhar nisso, e dispor sua mente e coração para descobrir "a luz da do semblante do rei" nela, ou seja, o alcance da Providência aberta, chamada "luz do semblante." E qualquer pessoa é adequada para isso, como está escrito, "aqueles que Me procurarem Me acharão." ...Assim, um não precisa de nada nesta questão senão o somente do trabalho.
Baal HaSulam, “Introdução a O Estudo
das Dez,” Item 97
Há um maravilhoso e inestimável remédio para aqueles que se envolvem na sabedoria da CAbala. Embora eles não compreendam o que estão a aprender, através do anseio e o grande desejo de compreender o que estão a aprender, eles despertam sobre si mesmos as Luzes que rodeiam suas almas.
Baal HaSulam, “Introdução a O Estudo
das Dez Sefirot,” Item 155
Se ele tenciona, enquanto se envolvendo na Torá, estudar em prol de receber a recompensa da Torá, chamada "Luz," então o estudo da Torá é benéfico. Contudo, quando ele distrai sua mente de estudar Torá, a Torá não é instrumental em completar o trabalho de fazer um vaso de doação ...Isto significa que a força da Torá que devia ter subjugado a inclinação do mal é cancelada. Este é o sentido das palavras, "Qualquer Torá sem trabalho," ou seja que ele não se está a direccionar para que a Torá faça o trabalho de inverter os vasos de recepção para serem em prol de doar, "Termina em anulação," ou seja que essa força é anulada.
Rabash, Os Degraus da Escada,
“O Que É Torá e Trabalho no Caminho do Criador”
O Criador, que a criou e deu à inclinação do mal sua força, evidentemente sabia criar o remédio e o tempero responsável por desgastar o poder da inclinação do mal e a erradicar por completo.
E se um pratica Torá e falha em remover a inclinação do mal de si mesmo, foi que ou ele foi negligente em dar o trabalho e esforço necessários na prática da Torá, como está escrito, "Eu trabalhei e não achei, não creias," ou talvez um tenha colocado a quantia necessária de trabalho, mas foi negligente na qualidade.
Isto significa que enquanto praticando a Torá, eles não dispuseram suas mentes e corações para atrair a Luz da Torá, que trás fé ao nosso coração. Em vez disso, eles foram distraídos sobre o requisito principal exigido da Torá, nomeadamente a Luz que produz fé. E embora inicialmente tivessem se direccionado a ela, suas mentes se extraviaram durante o estudo.
Baal HaSulam, “Introdução a O Estudo
das Dez Sefirot,” Item 18
Uma das maravilhas de estudar os segredos da Torá é quando uma pessoa estuda estas questões exaltadas por amor e sensação interior, embora ela não seja capaz de percepcionar as questões com clara e intelectual compreensão, elas elevam sua essência independentemente, assim estas questões brilham sua luz sobre ele.
Rav Raiah Kook, Orot HaTorá [Luzes da Torá],
Capítulo 10, secção 10
Quando um estuda as matérias exaltadas de modo a que elas o tragam mais perto da santidade, isso resulta em atrair as Luzes para perto. Isto significa que o estudo o causará assim a ser recompensado com direccionar todas as suas acções para serem em prol de doar. Isto é chamado "trabalho de preparação," pois ele se prepara a si mesmo para entrar no Rei e se apegar ao Criador.
Rabash, Os Degraus da Escada, “Três Linhas”
E quando você visa — com humildade e medo — despertar a circundante e os Mochin, embora você não conheça qualquer essência, nem a circundante nem os Mochin nem qualquer outra coisa….Ainda assim, pelo seu conhecer, você evoca sua existência. Embora você não conheça sua essência, você atrai grande Luz, e você serve o Criador com alegria e verdadeira bondade de coração, como resultado da grandeza da Luz que brilha sobre si.
Rav Yitzhak Yehuda Yehiel Safrin de Komarno,
Netiv HaYichud [Caminho da Unificação]
Está escrito: "E vós A estudastes dia e noite," e não diz: "E vós A compreendestes dia e noite." Se você compreende - você compreende, e se não - a recompensa de estudar está na sua mão. Evidências se encontram em O Livro do Zohar, pois embora um não compreenda, a linguagem remedeia a alma.
O Ramchal, 138, Pitchei Chochmá [Portas para a Sabedoria],
Introdução
Uma pessoa, nasce com a vontade de receber e desejando a corrigir em prol de doar, que é sabido ser contra a natureza, tem somente um conselho: Somente através da Luz da Torá pode ela inverter para ser em prol de doar... Assim, tais pessoas que se envolvem em Torá, não não conhecem necessariamente as leis e os costumes, para saber como manter os Mitzvot, mas que têm outro grande papel — de estudar a Torá em prol de corrigir o coração, estes são chamados, "sábios de coração." Tudo é chamado segundo sua acção. Assim, a Torá que é estudada com esta intenção é chamada, "sábia de coração," e não "sábia de mente," uma vez que eles precisam da Torá para a correcção do coração.
Rabash, Os Degraus da Escada,
“O Que É Torá e Trabalho no Caminho do Criador”
Aquele que estuda a Torá em prol de saber assemelha-se a alguém que estuda um diário, isso seguramente não ajudará a estudar, e nenhum benefício virá a ele como resultado, esperançosamente ele não perderia também. Contudo, quando um aborda o estudo da Torá, sua intenção deve ser que ele está deste modo a estudar essa questão pelas suas palavras Divinas, sua intensidade da interioridade está oculta. Logo, o disparatado que ele fala da Torá será melhorado perante o Senhor.
Ramak, Conhecei o Deusde vosso Pai, 59