O desejo é o “eu” da pessoa.
Baal HaSulam, Shamati [Eu Escutei], Artigo nº 153,
“Um Pensamento É um Resultado do Desejo”
Nossa essência é como a essência de todos os detalhes na realidade, que é não mais e não menos que a vontade de receber.
Baal HaSulam, “Introdução a O Livro do Zohar,” Item 20
A própria essência da alma é uma vontade de receber. E a diferença que conseguimos distinguir entre um objecto e outro é discernida somente pela sua vontade.
Baal HaSulam, “Introdução a O Livro do Zohar,” Item 21
A principal inovação, da perspectiva da Criação, que Ele criou existência a partir da ausência, se aplica somente a um aspecto, definido como a “vontade de receber.”
Baal HaSulam, “A Liberdade”
Todas as entidades corpóreas no nosso mundo, ou seja, tudo dentro desse espaço, seja inanimado, vegetativo, animado, um objecto espiritual ou um objecto corpóreo, se queremos distinguir o aspecto próprio e único de cada um deles, como se diferenciam eles um do outro, até na mais pequena das partículas, isso resume-se a não mais um "desejo de receber."
Baal HaSulam, “A Liberdade”
Todos os vasos e todos os corpos, tanto dos mundos espirituais e dos mundos físicos, são considerados substância espiritual ou corpórea, cuja natureza é a vontade de receber.
Baal HaSulam, “A Liberdade”
A respeito da alma, que é uma parte de Deus no alto, os Cabalistas a compararam a uma rocha cravada de uma montanha. A pergunta se levanta, "Como pode ser dito que ela é a mesma substância que a montanha que é da Sua essência?" Isso deve ser interpretado que eles se estão a referir à existência a partir da existência, logo eles a compararam a uma rocha de uma montanha. A diferença é que ela é uma parte da coisa, uma parte que deve ser chamada "alma." Esta é a vontade de receber, ou seja que esta parte é chamada "Criação," ou seja existência a partir da ausência.
Rabash, Degraus da Escada, “A Substância da Alma”
A Criação se refere à aparência de alguma coisa que não existia anteriormente. Ela é considerada existência a partir da ausência. Todavia, como podemos imaginar algo que não está incluído n'Ele, dado que Ele é todo-poderoso e inclui todos eles juntos? E também, um não dá o que não está n'Ele.
Como dissemos, o todo da Criação que Ele criou são somente os Kelim (plural de Kli) das almas, que são a vontade de receber. Isto está bastante claro, dado que necessariamente Ele não tem uma vontade de receber, pois de quem receberia Ele? Logo, esta é verdadeiramente uma nova Criação, não um rasto do que existia anteriormente, e assim é considerada existência a partir da ausência.
Baal HaSulam,
“Introdução a o Prefácio para a Sabedoria da Kabbalah,” Item 4